Weby shortcut
Ufg logo

Objetivos

Atualizado em 05/07/16 10:20.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da EMC/UFG tem por objetivo principal atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados nas áreas de Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Inteligentes e Computação Aplicada, com independência para executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, de forma interdisciplinar e com visão multi-referencial.

 

Objetivos específicos do Programa.

    1. Estimular a pesquisa e desenvolver o corpo de conhecimentos na área de Engenharia de Sistemas e de Computação.
    2. Atuar na formação de pesquisadores comprometidos com a investigação de problemas relevantes para desenvolvimento da área, melhoria da qualidade de vida em sociedade e preservação do meio ambiente.

 

O profissional egresso do Programa de Engenharia Elétrica e de Computação deverá apresentar um conjunto de saberes em uma das duas linhas de pesquisa oferecidas, com expertise estabelecida em uma das áreas de concentração do curso.

 

Espera-se que o egresso, ao final de sua pós-graduação, tenha gerado avanços no estado da arte em sua pesquisa. Além disso, espera-se que o egresso entenda que a pesquisa realizada foi uma oportunidade de crescimento pessoal e, sobretudo, uma oportunidade para contribuir com a a solução de problemas relevantes para a sociedade. Nesse sentido os Docentes e o Programa conduzirão práticas pedagógicas e de pesquisa que encorajem os egressos a produzir inovações advindas de suas pesquisas voltadas ao setor produtivo.

 

O profissional formado estará habilitado a definir, analisar, projetar, coordenar e executar projetos de sistemas que sejam criativos, adaptativos, efetivos e que envolvam sistemas digitais ou computacionais, especialmente em áreas onde saberes multidisciplinares, por exemplo, que envolvam interface com sistemas biológicos, sejam necessários, bem como terá capacidade para liderar e integrar equipes multidisciplinares. São áreas de aplicação possíveis, mas não limitadas a essas: interfaces, novas aplicações e métodos computacionais adaptativos, processamento de sinais, aplicações em teleprocessamento, aplicações em computação e inovação tecnológica.

Listar Todas Voltar